quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Projota, palavra cantada com força

Vou me limitar a falar sobre uma das figuras que mais tenho escutado ultimamente, Projota. Projota na verdade é José Tiago Sabino, rapaz de 25 anos, filho do bairro do Lauzane Paulista, localizado na periferia da Zona Norte de São Paulo. Projota entrou na cena do rap nacional aos 16 anos, depois de assistir ao videoclipe ‘Só Deus Pode me Julgar’ do rapper carioca MV Bill. Na adolescência integrou dois grupos pouco expressivos, sendo um deles formado também pelo rapper Rashid. Projota venceu por 4 vezes a ‘Batalha do Santa Cruz’, 3 vezes a ‘Rinha de MC’s’ e chegou em 2007 na final da ‘Liga dos MC’s, evento mais tradicional do estilo no país. Paralelamente a carreira de duelador, Projota trabalhava com A.G. Soares, um consagrado produtor musical. Em 2008 ele iniciou a gravação das músicas de seu primeiro EP, lançado em 2009 sob o título ‘Carta aos Meus’, uma mensagem de esperança em tempos difíceis. Em setembro de 2010, foi terminado o processo de gravação da sua mixtape, intitulada Projeção. Com 19 faixas, ela traz algumas das músicas de “Carta aos Meus”, outras faixas já conhecidas e inéditas. Um mixtape cheio de som e fúria, na minha opinião o melhor dentre os 3 dele. No início de 2011, Projota lançou um novo EP, chamado Projeção pra Elas. Um EP que fala para mulheres e sobre mulheres, muito mais que lindo. A faixa ‘Guerreira’ em especial é um absurdo de tão incrível.

Projota usa da Internet como ferramenta fundamental em sua carreira, lançando vez ou outra canções inéditas através de webvideos produzidos, dirigidos e editados por ele.

Deixando agora de lado todo tipo de dado voltado pra datas e números, vou tentar falar sobre o que é a música de Projota e sobre as razões de eu estar redigindo esse texto. Sim, eu gosto de rap. Mas antes de gostar de rap eu gosto de tudo aquilo que defino como boa música e admiro muito a expressão pela palavra, o dizer dos que tem o que falar. Ouvi ’64 linhas’ por que meu irmão como varios homens que tem por ai gostam de rap ai eu comecei a ouvir junto com ele e posso dizer que não consegui mais parar, ouvi música por música de cada um dos 3 CD’s do Projota, e ouvi repetindo baixo como mantras alguns refrões e gritando outros, ouvi parando em alguns trechos e digerindo cada letra. Projota é palavra cantada com força, é tapa na cara e mão estendida, é o grito daqueles que tem fome de serem ouvidos. Projota é a mais pura poesia. Projota é o rap.

Música ‘Eu Sou o Rap’, de Projota.

Foco, força e fé.


xoxo


By:Atrevida's Space

Nenhum comentário:

Postar um comentário