segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Livros com seres sobrenaturais, que ganham força no Halloween, ajudam a espantar o medo infantil

No próximo domingo, dia 31 de outubro, é comemorado o Halloween. Assim como outros costumes norte-americanos, a tradição foi exportada para diversos países, inclusive o Brasil. As festinhas à fantasia nas escolas e a criançada batendo de porta em porta nos edifícios para pedir gostosuras já são práticas comuns por aqui nesta data. Na literatura, as histórias envolvendo seres sobrenaturais ganham força.

A comemoração também pode servir para trabalhar alguns medos infantis. Neste momento de festa, fantasminhas são camaradas e as bruxas são capazes de cozinhar gostosuras, além de fazer travessuras — ou pior, malvadezas.

Tobias e o Grande Livro dos Fantasmas é um desses livros. O personagem-título é um menino-fantasma entediado. Os anos passam para todos - inclusive na cidade em que vive - fato belamente ilustrado numa das páginas. Os anos só não passam para Tobias. As coisas começam a mudar quando uma família se instala no velho casarão assombrado. Entre os vivos, há uma menininha esperta chamada Eliza.

A relação entre Tobias e Eliza começa literalmente "no susto". Empolgado, o garoto começa a persegui-la e assustá-la de todas as formas. Ele chega a pegar o Grande Livro de Fantasmas do seu Tio Finnegam, para incrementar seus truques. Mas Eliza também acha a obra. E na disputa, os dois acabam metidos em encrenca.

Tobias e Eliza descobrem que é melhor ficarem do mesmo lado. O que não quer dizer que os sustos param por aí.

Junte-se a eles e sobreviva

Como Falar a Língua Zumbi, de Steve Mockus, estimula a fala e a imaginação do leitor mirim contando histórias do mundo dos mortos-vivos.

A obra ensina o pequeno leitor a escrever e pronunciar o "idioma" dos zumbis, seres enigmáticos que assombram os contos e lendas urbanas há muitos anos. Steve Mockus utiliza um módulo sonoro para estimular a percepção auditiva. A publicação conta ainda com as imagens divertidas do ilustrador Travis Millard.

Em meio a uma atmosfera de suspense, o leitor precisa aprender a se comunicar na língua dos personagens principais da história pois essa será sua melhor arma para "sobreviver" no mundo deles e chegar até o final do livro. Em 10 passos, Steve Mockus mostra como os mortos-vivos se sairiam em situações familiares aos seres humanos como, por exemplo, ir ao shopping, à academia, ao trabalho, entre outras atividades.

O fino humor e os traços vibrantes de Millard conseguem mostrar as principais diferenças entre os mortos-vivos e os humanos. Os detalhes — e eles são muitos — das ilustrações prendem a atenção da criança, e incitam sua criatividade ao apresentar um mundo imaginário, diferente do seu, com argumentos da vida real. A obra pode despertar o interesse pelo conhecimento de outras culturas, de lendas populares e, até mesmo, servir de estímulo ao aprendizado de um novo idioma.



Obras

Tobias e o Grande Livro dos Fantasmas, de Tom Percival (texto e ilustr.). Trad. Carla Fortino. Caramelo. 32 págs. R$ 34,90.
Reprodução  /
Como Falar a Língua Zumbi?, Steve Mockus. Ilust. Travis Millard. Pruminho. 25 págs. R$ 45.

By:Atrevida's Space

Nenhum comentário:

Postar um comentário